4 de ago.

CONHEÇA JOSÉ MAFRA DE CAMARGO JR, O CEO À FRENTE DA ESTRATÉGIA DO LIDE PORTUGAL

DE SÃO PAULO A LISBOA: MAFRA, UMA FIGURA DETERMINANTE NA CENA EMPRESARIAL, IMPULSIONA O LIDE PORTUGAL NA CRIAÇÃO DE NOVAS OPORTUNIDADES E LIGAÇÕES EMPRESARIAIS NO DINÂMICO CENÁRIO ECONÓMICO.

Marcelo Viana Salomão, 2023 | Foto: Divulgação

José Mafra de Camargo Jr. é um nome que tem ganho destaque no universo empresarial de Portugal. À frente do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) no país, a sua abordagem equilibrada e estratégica tem conduzido as perspectivas do grupo a novos patamares de colaboração. Oriundo de São Paulo, Brasil, a sua jornada profissional tem sido marcada por uma mistura de experiências académicas e profissionais que lhe conferiram uma visão única de liderança e gestão de negócios.

Mafra começou a sua carreira na década de 80, passando por instituições financeiras de renome como Citibank, Lloyds Bank e Rabobank. O seu compromisso com a educação e formação contínuas complementou a sua trajectória profissional, com dois MBAs, uma formação rica em finanças e estratégia na Kellogg School of Management e Harvard University.

Trazendo a sua vasta experiência para Portugal há nove anos atrás, ele viu a oportunidade de unir os mercados empresariais português e brasileiro, criando um ambiente favorável para o crescimento e a integração de negócios. Confira abaixo um pouco mais sobre a sua trajectória, suas visões sobre o atual momento de oportunidades.

Nos conte um pouco sobre sua trajetória. Quais foram suas bases pessoais e profissionais para chegar até esse momento de liderança de uma das principais redes empresariais do mundo?

Em primeiro lugar, quero agradecer aos meus sócios e a todos colaboradores e amigos por me proporcionarem um ambiente fantástico na chegada ao LIDE Portugal.

Comecei minha carreira em meados da década de 80, junto ao então Banco Francês e Brasileiro. Paralelamente, cursei Administração de empresas na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC.

Ao longo do tempo, fui presenteado com muitas outras oportunidades em diferentes instituições financeiras, nomeadamente Citibank, Lloyds Bank e Rabobank. A parte académica foi complementada com dois MBAs, um através do IBEMEC e outro oferecido pelo Rabobank e que contava com módulos de estratégia produzidos pela Harvard University e finanças pela Kellogg School of Management.

O próximo passo foi assumir a diretoria financeira de um dos maiores grupos produtores de açúcar e etanol da época. Uma experiência que me abriu portas participar do primeiro Leverage Buy Out bem sucedido do setor. Em outras palavras, o fundo que participei adquiriu o controle acionário de duas empresas que estavam próximas da insolvência e, com pouco capital e muito esforço gerencial, voltaram a gerar resultados operacionais positivos. O fundo foi vendido a um grupo inglês no final do ano de 2006. Desde então, segui com projetos pessoais no setor imobiliário e consultorias em fusões e aquisições.

A mudança para Portugal ocorreu há nove anos atrás, na busca em poder oferecer aos meus filhos uma oportunidade de conhecerem uma outra realidade de vida académica, pessoal e profissional.

Do meu lado, o que parecia se encaminhar para um período sabático, acabou por se apresentar como mais uma grande oportunidade profissional. Projetos imobiliários realizados com sucesso ao longo destes anos e agora o desafio de fazer do Lide Portugal o maior sucesso dentre as plataformas internacionais do LIDE.

O que constitui uma boa liderança na sua visão?

Ser líder não é representar um título ou um cargo, mas inspirar pessoas. Além das características pessoais, o líder acaba por ser formado através das suas atitudes ao longo tempo, pela correção dos seus atos, pelo resultado das suas ações. É saber ouvir, saber errar e reconhecer o erro, é acertar sem focar na glória.

José Mafra de Camargo Jr. durante Business-Lunch do LIDE Portugal, em Lisboa. Foto: LIDE Portugal

Qual o papel do LIDE Portugal?

O LIDE Portugal tem o desafio de trazer para o país o que tem sido o sucesso do LIDE nas demais regiões onde atua, ou seja, criar uma plataforma de integração e aceleração de negócios entre líderes empresariais de Portugal e Brasil, observando sempre a ética e o foco no desenvolvimento económico e social.

Por que é um bom momento para a chegada do LIDE em Portugal?

Portugal e Brasil sempre tiveram semelhanças indiscutíveis, mas nunca antes estiveram tão próximos nos interesses comuns das sociedades civil e empresarial. O LIDE Portugal é uma resposta óbvia a esta aproximação sem volta entre países irmãos e irá colaborar para a ampliação de ambientes de “conforto” na realização de negócios e parcerias entre os países.

Por que as empresas deveriam se filiar ao LIDE Portugal

O LIDE criou um modelo sucesso de compartilhamento de informação e aproximação dos agentes económicos. Aos longo destes mais de vinte anos de história, tem sido o diferencial na vida dos seus associados, seja na formação de valor agregado as suas marcas, seja na troca de conhecimentos para a realização de negócios e formação de pessoas. Naturalmente, as empresas que a nós se associarem poderão “desfrutar” desta plataforma que já é comprovadamente um sucesso e poderão contar com o esforço pessoal do nosso time em Portugal para ajudar nos mais variados temas de interesse dos nossos novos associados.

José Mafra é a prova de que a verdadeira liderança requer experiência, visão e, acima de tudo, um desejo genuíno de inspirar e apoiar os outros. Sob a sua liderança, o LIDE Portugal está preparado para enfrentar o futuro e deixar uma marca inapagável no mundo dos negócios. Acompanhe esse e outros conteúdos aqui em nosso site e em nossas redes sociais.